São Paulo Skills Senai 2013

Sei fazendo faço aprendendo

#SPSkills

Engenharia e Tecnologia Industrial

 

As modalidades de Engenharia e Tecnologia Industrial referem-se aos grupos de Eletroeletrônica (Eletricidade); Eletrônica (Eletrônica industrial); Metalmecânica (Polimecânica, Projeto Mecânico em CAD, Tornearia a CNC, Fresagem a CNC, Construção de Moldes – CNC, Mecânica de Usinagem, Joalheria, Mecânica de Manutenção, Tornearia, Fresagem, Mecânica de Precisão, Ferramentaria, Metrologia Dimensional e Modelador de Protótipo); Metalurgia (Soldagem, Estruturas Metálicas e Caldeiraria); e Refrigeração e Climatização (Mecânica de Refrigeração).

Conheça mais sobre cada uma das modalidades:

 

ELETROELETRÔNICA

ELETRICIDADE

19 – Eletricidade Industrial

A ocupação Eletricidade Industrial abrange também, além das instalações elétricas industriais, componentes e sistemas de automação industrial. O desenvolvimento das tecnologias de manufatura exige cada vez mais a integração entre os campos industriais da eletricidade e a automação.

As exigências da ocupação incluem:

  • Aplicações básicas da eletricidade e automação industrial;
  • Instalação de eletrodutos, cabos, instrumentos e dispositivos automatizados;
  • Elaboração de circuitos de controle, força e automação industrial;
  • Programação de controladores lógicos programáveis e conversores de frequência;
  • Programação, interligação e monitoramento de plantas industriais via sistemas de supervisão industrial, utilizando softwares específicos.

O profissional dessa área trabalha em conformidade com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, de segurança, de higiene, de saúde e de preservação ambiental.

 

ELETRÔNICA

16 – Eletrônica Industrial

Essa ocupação envolve manufatura, teste e solução de problemas em equipamentos eletrônicos. O profissional que atua em eletrônica é habilitado para construir equipamentos e sistemas eletrônicos e outras aplicações especiais. Utilizam ferramentas manuais especiais, soldadores, aparelhos de medição e computadores. Desde que os processos de fabricação em massa tornaram-se altamente automatizados, os profissionais dessa área também atuam na construção de protótipos antes da produção, manutenção e reparo de sistemas.

O profissional dessa área trabalha em conformidade com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, de segurança, de higiene, de saúde e de preservação ambiental.


METALMECÂNICA

MECÂNICA

01 - Polimecânica

Abrange a fabricação, montagem e manutenção de sistemas mecânicos automatizados.

O profissional que atua nessa área é responsável por realizar a manufatura, a instalação e a manutenção de conjuntos mecânicos e dispositivos de usinagem. Também é responsável pela montagem de sistemas automatizados, utilizando-se de componentes elétricos de acionamento, de controladores programáveis e de elementos pneumáticos de controle e de movimento. Avalia as condições de funcionamento e suas interfaces. Trabalha em conformidade com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, de segurança, de higiene, de saúde e de preservação ambiental.

 

05 - Projeto Mecânico em CAD

Compreende o uso da tecnologia de Desenho e Projeto Auxiliado por Computador (CAD) na preparação de modelos gráficos, desenhos, textos, documentos e arquivos que contenham as informações necessárias à fabricação e documentação de peças e componentes, que sirvam como soluções a problemas da área de engenharia mecânica. Essas soluções deverão estar adequadas às normas técnicas industriais vigentes. O profissional desta área trabalha em conformidade com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, de segurança, de higiene, de saúde e de preservação ambiental.


06 – Tornearia a CNC

Abrange o processo mais avançado de usinagem, assegurando rapidez e precisão ao produto final.

O profissional dessa área atua no planejamento, programação e execução da usinagem de peças de metais ferrosos e não ferrosos, de resinas e de materiais plásticos, em oficinas próprias, utilizando Torno a CNC (Comando Numérico Computadorizado). Faz o controle de medições, forma, posição e grau de acabamento de peças, empregando instrumentos de medição direta e indireta. Tornos CNC podem ser programados via interface ou através de sistemas de Manufatura Assistida por Computador (CAM). Peças fabricadas por este processo são utilizadas nas indústrias de metal mecânica tais como, automotiva, moldes, matrizes e também na indústria aeroespacial.

Trabalha ainda em conformidade com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, de segurança, de higiene, de saúde e de preservação ambiental.


07 – Fresagem a CNC

Abrange a programação, preparação e operação em Centro de Usinagem a CNC, visando a execução de peças em materiais metálicos, utilizando ferramentas de corte.

O profissional dessa área trabalha em conformidade com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, de segurança, de higiene, de saúde e de preservação ambiental.


08 – Construção de Moldes - CNC

Abrange o planejamento, projeto e construção de moldes para injeção de termoplásticos, com auxílio de ferramentas CAD/CAM. A construção se faz por meio de tecnologias de máquinas CNC e especiais.

O profissional dessa área faz controle dimensional e planeja o processo de construção do molde. Trabalha em conformidade com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, de segurança, de higiene, de saúde e de preservação ambiental.


22 – Mecânica de Usinagem

Abrange a construção, ajuste, usinagem em máquinas e montagem de peças de dispositivos mecânicos de usinagem, de controle ou de fixação, bem como o controle de precisão de tolerâncias geométricas, dimensionais e de acabamento, com base em desenhos e especificações estabelecidas no projeto.

O profissional dessa área utiliza instrumentos de medição, verificação e controle. Realiza trabalhos manuais em bancada e em máquinas operatrizes, tais como: fresadora universal ou ferramenteira, torno mecânico horizontal, retificadora plana e cilíndrica, furadeira de coluna e de bancada. Trabalha em conformidade com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, de segurança, de higiene, de saúde e de preservação ambiental.


27 – Joalheria

Os Profissionais que atuam na produção de Jóias, reproduzindo vários componentes de acordo com um desenho Técnico, utilizando habilidades em Joalheria, técnicas de fabricação, obedecendo às dimensões, tempo estipulados e utilizando o material fornecido.


46 – Mecânica de Manutenção

Abrange a manutenção de máquinas, motores e equipamentos industriais, por meio de controles permanente e preventivo, reparando ou substituindo peças, fazendo ajustes, regulagem e lubrificação, utilizando ferramentas, máquinas, instrumentos de medição e controle.

O profissional que atua nessa área trabalha em conformidade com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, de segurança, de higiene, de saúde e de preservação ambiental.


47 – Tornearia

Abrange a preparação, regulagem e operação de máquinas ferramentas convencionais, usinagem de peças de metal e compósitos, controle de parâmetros e de qualidade, planejamento da sequência de operações e execução de cálculos técnicos.

O profissional que atua nessa área trabalha em conformidade com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, de segurança, de higiene, de saúde e de preservação ambiental.


48 – Fresagem

Abrange a usinagem de peças em metais ferrosos e não ferrosos, plásticos e compósitos, utilizando ferramentas de corte rotativas inteiriças ou de insertos.

O profissional dessa área trabalha em conformidade com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, de segurança, de higiene, de saúde e de preservação ambiental.


49 – Mecânica de Precisão

Abrange o planejamento e a elaboração de sistemas mecânicos com elevado grau de complexidade e precisão, por meio de projeto, fabricação, montagem e ajuste de peças, dispositivos e instrumentos, com limites de tolerância dimensional, de forma, de posição e de textura superficial, compatíveis com as especificações e normas técnicas.

O profissional que atua nessa área trabalha em conformidade com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, de segurança, de higiene, de saúde e de preservação ambiental.


52 – Ferramentaria 

Abrange o desenvolvimento de projetos com auxílio de software CAD (Top Solid) e cálculos matemáticos. Usina estampos progressivos de corte, dobra e repuxo, utilizando processos de usinagem manuais, eletroerosão a fio e CNC.

O profissional dessa área faz controle dimensional de produtos e peças usinadas e planeja o processo de construção de produtos ou protótipos. Trabalha em conformidade com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, de segurança, de higiene, de saúde e de preservação ambiental.


53 – Metrologia Dimensional

Abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições de comprimento, qualquer que seja a exatidão exigida. Os profissionais que atuam nessa área avaliam a conformidade de produtos e processos por meio da realização de ensaios e medições emitindo documentos técnicos relacionados aos resultados obtidos; Asseguram a rastreabilidade das medições por meio da calibração de instrumentos, equipamentos e padrões. Atuam ainda em áreas de pesquisa e desenvolvimento industrial, projetam, gerenciam e avaliam laboratórios de metrologia. 


58 – Modelador de Protótipo

A Robótica industrial tem como principal objetivo criar um ambiente de competição que simule a atuação de um robô do tipo AGV (Automated Guidet Vechicle), dentro de um ambiente industrial. Este robô deve ter a capacidade de se locomover de forma autônoma dentro de uma planta industrial sugerida, interagir com outros equipamentos e atuar dispositivos eletromecânicos sobre uma base robótica, que será fornecida pela empresa patrocinadora.

A Robótica Industrial envolve, principalmente, conteúdos e conhecimentos técnicos de mecânica, elétrica, eletrônica e de software para Projetar e Programar os controladores usados na modalidade. Atendendo aos objetivos propostos através da realização de um Projeto e uma perfeita harmonia entre essas áreas.

A ocupação abrange conhecimentos teóricos e práticos de sistemas mecânicos, eletro-eletrônicos, hidráulicos, pneumáticos, sensores e atuadores industriais, programação de controladores microprocessados, comunicando com dispositivos em rede.

 

METALURGIA

10 – Soldagem 

O soldador é um artesão que necessita de habilidades manuais para executar seu trabalho. Diferentes processos de soldagem são necessários para os diferentes tipos de materiais. O soldador deve ser apto em compreender desenhos técnicos, padrões e marcações, aplicar os processos corretos de soldagem e conhecer as características dos materiais, como também, conhecer e trabalhar de acordo com as normas de segurança.

O soldador une componentes, estruturas, tubos, tanques e chapas.

Termos de referência dos padrões e definições para os processos de soldagem, posições de soldagem e testes de soldagem devem ser de acordo com as normas ISO (International Standard Organisation) e AWS(American Welding Society). Quando ocorrerem conflitos, a norma ISO será precedente. Caso nenhuma norma ISO é aplicável então a norma AWS será usada.


42 – Estruturas Metálicas

Abrange a construção, manutenção e montagem de peças e instalações mecânicas industriais. As principais atividades desenvolvidas estão relacionadas aos processos de corte, técnicas em processos de soldagem, montagem e conformações mecânicas nos metais.

O profissional que atua nessa área trabalha em conformidade com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, de segurança, de higiene, de saúde e de preservação ambiental.


43 – Caldeiraria 

O Caldeireiro Industrial realiza montagem e manutenção em diversos equipamentos para diversas empresas, sendo assim, também é responsável pela fabricação e montagem de dutos, peças planificadas, estruturas metálicas, tubulações e seus acessórios, executam cortes térmicos por diversos processos, efetua testes hidrostáticos e pneumáticos em sistemas de tubulação e vasos de pressão, utilizando os mais diversos tipos de materiais metálicos ferrosos e não ferrosos, como chapas de aço, perfis, tubos para condução, laminados, forjados e fundidos, planejando sua ação a partir de documentos técnicos específicos, normas técnicas e legislação em vigor, levando em consideração as condições de qualidade, segurança, meio-ambiente e saúde.

 

REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO

38 – Mecânica de Refrigeração

O Mecânico de Refrigeração é o profissional responsável por montar, instalar e pôr em funcionamento equipamentos de refrigeração e ar condicionado residencial e comercial, realizando análises, ajustes de performance, detectando e corrigindo falhas de origem elétrica e mecânica, de acordo com desenhos técnicos, projetos e normas técnicas, em condições de qualidade, segurança e preservação ambiental.


Fiesp | Ciesp | Sesi | Senai