São Paulo Skills Senai 2013

Sei fazendo faço aprendendo

#SPSkills

Sobre o evento


A competição

O São Paulo Skills é um evento que reúne alunos de diferentes áreas tecnológicas, de unidades escolares de todo Senai-SP, para participarem de competições, com o objetivo de avaliar e propiciar a melhoria da qualidade na educação profissional.

Esse evento proporciona a troca de experiências e de conhecimentos, possibilitando o aprimoramento de alunos e de todo o corpo técnico-docente que participam ativamente do processo, preparando-os para outras competições, em nível
nacional e internacional. O São Paulo Skills tem como finalidade propiciar a melhoria de qualidade da educação profissional, considerando a participação das unidades de formação profissional como um todo e, mais ativamente, de seu corpo técnico-docente e alunos. Seja em nível estadual, nacional ou na competição internacional, o processo exige que os docentes elaborem uma proposta de prova teórica e prática para a inscrição de cada aluno.

É necessário também que essas provas estejam de acordo com as normas vigentes, com os conceitos de projetos e com as novas tecnologias. Durante a aplicação das provas, a interação/intercâmbio dos docentes é intensa, pois estes devem discutir o processo e propiciar a todos os jovens condições de igualdade na competição.

Os alunos são acompanhados por ocasião da familiarização com os equipamentos e durante as provas, sendo que, na prova prática são 24 horas de trabalho, desde o momento em que o aluno recebe o projeto até a entrega do produto confeccionado. Todo esse processo é observado pelos docentes e visitantes, o que exige dos alunos não apenas domínio tecnológico, mas também controle emocional.

A avaliação propicia aos docentes uma experiência riquíssima, pois a essência da Educação Profissional está sendo avaliada a todo instante e o processo exige os melhores equipamentos, normas atualizadas e as tecnologias mais modernas para cada ocupação.

Objetivos

O Senai propõe e desenvolve ações referentes ao São Paulo Skills com os seguintes objetivos:

  • Estimular os jovens que se encontram em processo de formação;
  • Incentivar melhor nível de desempenho dos alunos em cada ocupação;
  • Proporcionar aos alunos oportunidades de vivência em situações de teste, semelhantes às que eles estarão enfrentando em sua vida profissional;
  • Promover o intercâmbio técnico-pedagógico entre os participantes (docentes e alunos);
  • Estimular o permanente aprimoramento do processo de educação profissional;
  • Fornecer indicadores que permitam, mediante um estudo mais profundo, avaliar as condições da educação profissional;
  • Propiciar condições de demonstração da potencialidade técnica do Senai pela apresentação dos conhecimentos técnicos e das habilidades dos participantes (docentes e alunos);
  • Fornecer indicadores para a seleção de alunos que poderão participar de eventos de igual natureza.

 

Nesta edição do São Paulo Skills, há 737 alunos inscritos, de 83 unidades escolares, que irão disputar provas de 55 modalidades diferentes, numa área de 64 mil m², no Anhembi. Para acessar o Regulamento do SP Skills 2013, clique aqui.

Fiesp | Ciesp | Sesi | Senai